top of page

Banho de Floresta


Todos sabemos o quão bem estar na natureza pode nos fazer sentir. Nós a conhecemos há séculos. Os sons da floresta, o cheiro das árvores, a luz do sol atravessando as folhas, o ar fresco e limpo – essas coisas nos dão uma sensação de conforto. Eles aliviam nosso estresse e preocupação, nos ajudam a relaxar e a pensar com mais clareza. Estar na natureza pode restaurar nosso humor, devolver nossa energia e vitalidade, refrescar e rejuvenescer.


Mas o que exatamente é esse sentimento que é tão difícil de colocar em palavras?


No Japão se pratica algo chamado banho de floresta, ou shinrin-yoku. Shinrin em japonês significa “floresta” e yoku significa “banho”. Então shinrin-yoku significa banhar-se na atmosfera da floresta, ou absorver a floresta através dos nossos sentidos.


Isso não é exercício, caminhada ou corrida. É simplesmente estar na natureza, conectando-se com ela através de nossos sentidos de visão, audição, paladar, olfato e tato. Shinrin-yoku é como uma ponte. Ao abrir nossos sentidos, ele preenche a lacuna entre nós e o mundo natural.



Nunca estivemos tão longe de nos fundirmos com o mundo natural e tão divorciados da natureza. Até 2050, 66% da população mundial deverá viver em cidades. De acordo com um estudo da Agência de Proteção Ambiental, o americano médio passa 93% de seu tempo dentro de casa.


Mas a boa notícia é que mesmo um pequeno período de tempo na natureza pode ter um impacto na nossa saúde. Um banho de floresta de duas horas ajudará você a se desconectar da tecnologia e desacelerar. Ele vai trazê-lo para o momento presente, desestressar e relaxar. Numerosos estudos* realizados mostraram que o shinrin-yoku tem benefícios reais para a saúde.


Então, como se toma banho na floresta?


Práticar o banho de floresta é algo muito simples, no entanto, pode também gerar em si estranhamentos já que estamos cada vez mais distantes da natureza. Primeiro, encontre um lugar pode ser uma floresta, um parque, um jardim botânico, área verde... Certifique-se de delimitar esse espaço, afinal a ideia não é percorrer longos caminhos, mas um caminho curto e sem pressa. Não esqueça de deixar seu telefone e câmera para trás. Você vai estar andando sem rumo e devagar. Você não precisa de nenhum dispositivo. Deixe seu corpo ser seu guia. Ouça aonde ele quer te levar. Siga seu nariz. E tome seu tempo. Não importa se você não chegar a lugar nenhum. Você não vai a lugar nenhum. Você está saboreando os sons, cheiros e visões da natureza e deixando a floresta entrar.


Quando você esteve ocupado no trabalho a semana toda, pode ser difícil desacelerar. Mas procure colocar toda sua atenção em seus movimentos e aguçar seus sentidos, sentir o vento, cheiros, texturas, os sons...numa tentativa consciente de ampliar a percepção dos sentidos.







É tão fácil banhar-se na floresta sem um guia. E há muitas atividades diferentes que você pode fazer na floresta que o ajudarão a relaxar e se conectar com a natureza. Aqui estão algumas das coisas que as pessoas fazem: caminhada na floresta, ioga, comer na floresta, terapia de águas termais, T'ai chi, meditação, exercícios respiratórios, aromaterapia, aulas de arte e cerâmica, caminhada nórdica e observação de plantas. Não importa quão apto – ou inapto – você esteja. Shinrin-yoku é adequado para qualquer nível de condicionamento físico.

Você pode tomar banho na floresta em qualquer lugar do mundo – onde quer que haja árvores; em clima quente ou frio; na chuva, sol ou neve. Você nem precisa de uma floresta. Depois de aprender a fazê-lo, você pode fazer shinrin-yoku em qualquer lugar – em um parque próximo ou em seu jardim. Procure um lugar onde haja árvores e pronto!



De FOREST BATHING: How Trees Can Help You Find Health and Happiness pelo Dr. Qing Li, publicado em 17 de abril de 2018 pela Viking, uma marca do Penguin Publishing Group, uma divisão da Penguin Random House LLC. Direitos autorais © Qing Li, 2018.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo