Mini texto - potentes aproximações
VOCÊ PODE OUVIR O TEXTO NA VOZ DA ESCRITORA
clique baixo

Entrei numa sala e a porta se fechou atrás de mim. Uma total escuridão. Dentro desse cenário o quase completo deslocamento me fez perguntar: o que teria me feito entrar nesse lugar tão desconhecido?
Lembrei: uma placa branca com letras em vermelho na porta que dizia o seguinte:
O ANTI-ÉDIPO: CAPITALISMO E ESQUIZOFRENIA
Em vias de me formar em psicologia abri as portas de um livro que cujas palavras em vermelho bateram na minha cabeça como um martelo: O ANTI-ÉDIPO. Uma escuridão tentadora ao redor. A pergunta sempre se fazendo ao redor dos meus pensamentos: O QUE É ESQUIZOANÁLISE?
O que é um fósforo? Um isqueiro dentro de uma sala escura? A pergunta mais interessante precisava ser gestada. Sei lá o que é esquizoanálise! Sei lá o que é um fósforo! Só me interessa uma coisa: COMO FAÇO FUNCIONAR?
Como fazer funcionar teoria, conceitos, práticas, experimentações a partir da esquizoanálise? O próprio Deleuze (um dos que formulou a Esquizoanálise) diz que ela como teoria funciona como uma caixa de ferramentas para intervenção clínica e social.
Não tem nada a ver com ficar juntando um montão de explicações: esquizoanálise é isso...aquilo...aquilo outro. Ficar aqui inventando significantes. O que interessa mesmo é: Esse isqueiro, nessa sala escura, funciona ou não funciona?
Mesmo nós que nos interessamos, por exemplo, pela filosofia, pela psicanálise, pela esquizoanálise, porque usamos os conceitos em nossas aulas, conversas, para palestrar por aí se não usamos esses conceitos como martelo para forjar a nossa própria vida? Se não serve para nós: está a serviço de quem esse monte de teoria?
É preciso performar, dramatizar, fazer desses conceitos ferramenta. Ou uma teoria é útil ou não é, ponto. Crie outra mais interessante e não falamos mais nisso. Se uma teoria não é útil talvez ela ainda esteja fora de seu tempo, ainda não chegou no tempo do povo.
A teoria precisa ser pragmática, ser instrumento de combate, se não funciona: QUE FAÇAMOS OUTRAS!
De que lhe serve um isqueiro numa sala escura se ele não serve para iluminar alguns caminhos a frente? Bem possível que seus próprios olhos se esforcem para extrair deles mesmos a maior força possível de visão, que seus ouvidos se agucem ao máximo, que sua percepção fique em alerta. Seu corpo é um instrumento bastante útil, uma teoria que não funciona é a sucessão de tentativas falhas de fazer a pedra gerar uma faísca em vão, só vai te distrair da suas forças.
Para que serve a Esquizoanálise então? Se você se aproximar e isso te potencializar, se aguçar a sua visão, se abrir os seus poros, se aumentar sua acuidade olfativa, se deixar mais alegre, instigado, se te forçar a pensar então é para isso que lhe serve.
E pra você? Para que serve a Esquizoanálise?