top of page

Porque trabalhamos com Esquizoanálise?



Quando afirmamos nossa potência percebemos que ela mesma é um elemento desviante. Isso porque quando colocamos nosso desejo no mundo

esse desejo produz diferença, produz uma causa no mundo e ao mesmo tempo um efeito e numa dança relacional esse efeito também diferencia suas próprias forças.


Trabalhamos com a Esquizoanálise: ESQUIZO por ser uma análise do desejo. É Esquizo porque não tem centro, não é um ideal, uma ficção, uma formatação do eu, do ego. Todo eu é uma fraude. Todo eu, estático, rígido, é uma grande mentira. O desejo não carece de tornar-se sujeito porque ele é pleno movimento, assim como não carece de objeto, pois o objeto do desejo é a própria variação de sua potência.


Trabalhamos com a Esquizoanálise: ANÁLISE porque se faz necessário analisar o desejo e seus aprisionamentos. É preciso analisar o desejo na imanência e perceber como ele está sendo capturado, apequenado na existência. Analisamos as paralisações do desejo mas, mais ainda as forças, as direções, os fluxos e seus cortes.


A Esquizoanálise é capaz de pensar o acontecimento do próprio desejo e quando ele é capturado ou sabotado podemos perceber sua perda em relação ao devir e ao acontecimento. Estar atento a esse movimento é ter mais condições de intervir para que nesse momento de captura não o faça ainda mais refém de outra coisa, de um empoderador, de uma dependência, perdendo assim a liberdade real, perdendo seu campo de imanência, sua relação direta com a fonte de energia vital.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page